A musculação pode ser praticada por jovens, adultos e idosos, cada um com adaptações específicas. Vale lembrar que a musculação não traz só benefício estético: ela também proporciona saúde e bem-estar.
À medida que envelhecemos, ficamos menos ativos, perdemos músculos e ganhamos peso em forma de gordura. Por isso a musculação é excelente como complemento de seu exercício aeróbico habitual.
O resultado da musculação está diretamente relacionado com o período no qual o praticante dedica-se aos treinos. O resultado é também influenciado pelo tipo de treinamento, pelas diferentes intensidades, tanto quanto pela velocidade de execução dos movimentos, intervalos entre as séries e períodos de recuperação entre os treinos. Além disso, também tem influência a estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo.
A presença de um profissional é fundamental no processo de evolução do praticante, na definição do programa de treinamento, assim como na identificação da execução correta dos exercícios e no correto posicionamento nos aparelhos.
Benefícios da Musculação
- Aumenta e define a massa muscular.
- Ajuda a rejuvenescer. A partir dos 30 anos, começamos a perder massa muscular; podendo chegar a uma perda de até 30% de massa magra até os 80 anos. Quem faz musculação retarda o processo de envelhecimento.
- Emagrece. Todo tipo de exercício ajuda na perda de peso, pois em todos há um gasto calórico. Em longo prazo, os exercícios com peso apresentam o importante papel de aumentar a taxa metabólica basal.
- Melhora o sono e o bem estar. Melhora a postura. A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. O trabalho com peso torna os músculos (que sustentam os ossos) mais resistentes.
- Ajuda a manter nossa força funcional para atividades cotidianas e esportes.
- Ajuda a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte às nossas articulações.
- Aumenta a densidade óssea.
- Melhora sua auto-estima, refletindo positivamente na vida afetiva e social.
- Atua na prevenção da osteoporose, artrose e diabetes.
Compartilhe Esse Artigo: